Um Pouco sobre Geometria
Para começar falar sobre Geometria, temos que falar sobre Euclides!
Então, Quem foi Euclides?
Euclides, foi o primeiro a ter a ideia de compilar tudo
o que havia sido
produzido sobre matemática, isso aconteceu
há mais de dois mil atrás. Transformar os conhecimentos dos
antigos babilônios e egípcios em axiomas,
teoremas, postulados
e demonstrações, tornando-os mais elaborados e
compreensíveis
a população da época; mas não sabia Euclides, que seu livro se
tornaria tão famoso, pois para quem não sabe,o livro Os Elementos,
é o segundo
livro mais reproduzido no mundo, atrás apenas da Bíblia.
Mas, porque um livro produzido há tantos anos, seria útil atualmente se a
tecnologia está tão avançada com inúmeras formas de se fazerem cálculos? Pois
é, mas se não fosse nosso ilustre compilador , talvez toda a parafernália
tecnológica que temos hoje não existiria.
O que contém neste livro então? Geometria!
O que contém neste livro então? Geometria!
Ah, a queridinha de todos nós, sim TODOS nós, porque amando ou detestando a matemática, a geometria está presente em cada canto de nossas vidas, e a história dessa parceira é de longa data.



A noção de espaço que temos hoje, veio dos egípcios e babilônicos, que para
medir um determinado 'terreno' faziam uso de uma corda e um pedaço de pau ou
osso.


Com o passar dos anos os egípcios deixaram
de ser nômades ( pessoas que não tem moradia fixa) e passaram a ser
sedentários ( formam comunidades, as pessoas se estabelecem em determinado
lugar), mas próximos dos rios, como por exemplo, o Nilo. Eles passaram a desenvolver a agricultura e
os sistemas de irrigação e com isso
desenvolveram também a matemática, que se
tornou um pouco mais complexa, nota-se pelo grau de complexidade de suas
construções: as pirâmides! Construções que permanecem até os dias de hoje e que
impressionam por sua grandiosidade, visto a época e os materiais disponíveis .
A contribuição matemática dos egípcios e babilônicos foi muito pequena, comparada com a grega, a qual uniu os conhecimentos anteriores ao deles, e então começamos a alicerçar nossa Matemática.
A contribuição matemática dos egípcios e babilônicos foi muito pequena, comparada com a grega, a qual uniu os conhecimentos anteriores ao deles, e então começamos a alicerçar nossa Matemática.
Tales de Mileto, que desenvolveu
as propriedades de triângulos semelhantes, que mediu a
distância de um navio no
mar e que deu grande contribuição aos
seus sucessores, Pitágoras, e seu famoso
teorema de que a soma dos quadrados dos catetos de uma triângulo retângulo era
igual ao quadrado da hipotenusa, o qual é muito importante e muito utilizado
ainda hoje! Euclides, o estimado compilador de tudo isso! Descartes, formulou a lei de refração da luz na forma
como conhecemos hoje; também explicou completamente a física do arco-íris e foi
o primeiro a cumprir tais feitos.E ainda diz: “Minha física toda nada mais é do
que geometria”. Gauss, a mente que revolucionou a física e a matemática,
"criando" novos espaços, os quais fez com que as pessoas indagassem
qual seria a realidade por elas vivida, a de Euclides ou a de Gauss; inicia-se
então a geometria não euclidiana, e com ela uma nova e longa história que
deixamos para outro dia...
Colaboração por Silva, Geisa
Bibliografia
-Livro: A Janela de Euclides – a história da geometria, das linhas paralelas ao hipeespaço, Autor: Leonard Mlodinow
Potenciação
Potência
“... A utilização da palavra ‘potência’, no contexto da matemática, é atribuída a Hipócrates de Quio (470 a.C.), autor que escreveu o primeiro livro de geometria elementar do qual, provavelmente, os Elementos de Euclides recolheram uma importante inspiração. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra dynamis, que significa precisamente potência. Existem motivos para se crer que a generalização do uso da palavra potência resulte do fato dos Pitagóricos terem enunciado o resultado da proposição I.47 dos Elementos de Euclides sob a forma: “a potência total dos lados de um triângulo retângulo é a mesma que a da hipotenusa”.
Portanto, o significado original de “potência” era potência de expoente dois.
Sem utilizar dessa propriedade, o cálculo do quociente com potência 128 ÷ 126 ficaria da seguinte forma:
128 ÷126 = 429981696 : 2985984 = 144
Utilizando a propriedade do quociente de mesma base, a resolução ficaria mais simplificada. Veja como nessa divisão as bases são iguais, basta repetir a base e diminuir os expoentes.
128 ÷ 126 = 128 – 6 = 122 = 144
(-5)6 ÷ (-5)2 = (-5)6 – 2 = (-5)4 = 625
q) 03 = 0.0.0= 0 r) 04 = 0.0.0.0 = 0
s) 05 = 0.0.0.0.0 = 0 t) 1511 = 151
u) 17 = 1.1.1.1.1.1.1=1
“... A utilização da palavra ‘potência’, no contexto da matemática, é atribuída a Hipócrates de Quio (470 a.C.), autor que escreveu o primeiro livro de geometria elementar do qual, provavelmente, os Elementos de Euclides recolheram uma importante inspiração. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra dynamis, que significa precisamente potência. Existem motivos para se crer que a generalização do uso da palavra potência resulte do fato dos Pitagóricos terem enunciado o resultado da proposição I.47 dos Elementos de Euclides sob a forma: “a potência total dos lados de um triângulo retângulo é a mesma que a da hipotenusa”.
Portanto, o significado original de “potência” era potência de expoente dois.
“...Uma das primeiras referências à operação de potenciação encontra-se num papiro egípcio que remonta ao final do Império Médio (cerca de 2100 a 1580 a.C.). Ao ser ali apresentado o cálculo do volume de uma pirâmide quadrangular, é usado um par de pernas como símbolo para o quadrado de um número (Ball, 1960). A noção de potência era, também, conhecida dos babilônios. Recordando o seu sistema de numeração sexagesimal, observe-se o conteúdo de uma antiga tabuinha babilônica de argila conhecida como a tabuinha de Larsa e a respectiva tradução (Fauvel, 1987, p. 22):
AS OPERAÇÕES BÁSICAS.
Sabemos que as operações básicas da aritmética são: adição, subtração, divisão e multiplicação. Através do processo de multiplicação podemos encontrar outras operações: Uma delas é a potenciação. Potenciação é sinônimo de multiplicação repetida. Preste atenção nos exemplos abaixo:
Consideremos os seguintes exemplos com produtos de fatores iguais:

Termos da potenciação:
Base=3
Expoente = 5
Potência = 243 [Resultado da operação
Exemplos:
1º exemplo:

Termos da potenciação:
Base=2
Expoente = 4
Potência = 16 [Resultado da operação]
Lê-se: Dois elevado à quarta potência.
2º exemplo:
53 = 5.5.5= 125 (3 fatores iguais)
Termos da potenciação:
Base=5
Expoente = 3
Potência = 125 [Resultado da operação]
Lê-se: Cinco elevado à terceira potência.
3º exemplo:
35 = 3.3.3.3.3 (5 fatores iguais)
Este produto de 5 fatores iguais ao número 3 pode ser expresso da seguinte forma 35, onde 3 é chamado de base e indica o fator que está sendo repetido, e 5 é chamado de expoente e indica a quantidade desses fatores, e lido da seguinte maneira:
3 elevado à 5a potência, ou a 5a potência de 3. Então: 3.3.3.3.3=35
EXPLICANDO ALGUMAS PROPRIEDADES.
A potenciação além de economizar nosso trabalho para calcular grandes números, também economiza na escrita.
Vamos ver os seguintes exemplos para entender melhor:
1º ) Produto de potências de mesma base.
Note que é necessário escrever muitas vezes o número 1 para determinar a potência de 115 .

Esta foi fácil, pois sabemos das definições que 1n=1
(3.3.3).(3.3).(3.3)=33. 32. 32 =33+2+2=37=2187
(3.3.3)=33
(3.3)= 32
(3.3)= 32
Note que 37= (3.3.3.3.3.3.3) =2187
Três elevado à sétima potência.
Para escrever o produto de potências de mesma base, mantemos a base e somamos os expoentes
2º ) Potência de potência.
(22)3 = 22 . 22 . 22 = 22+2+2= 26 = 64
(22)4 = 22 . 22 . 22 . 22 = 22+2+2+2= 28 = 256
Para escrever a potência elevada a outro expoente, mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes.
3º ) Quociente de potências de mesma base.
Sem utilizar dessa propriedade, o cálculo do quociente com potência 128 ÷ 126 ficaria da seguinte forma:
128 ÷126 = 429981696 : 2985984 = 144
Utilizando a propriedade do quociente de mesma base, a resolução ficaria mais simplificada. Veja como nessa divisão as bases são iguais, basta repetir a base e diminuir os expoentes.
128 ÷ 126 = 128 – 6 = 122 = 144
(-5)6 ÷ (-5)2 = (-5)6 – 2 = (-5)4 = 625
Para escrever o quociente de potências de mesma base, mantemos a base e subtraímos os expoentes.
Observação: Quociente significa o resultado de uma divisão
EXEMPLOS PRÁTICOS:
a) 30 = 1 b) 50 = 1
c) 20 = 1 d) 560 = 1
e) 51 = 5 f) 31 = 3
g) 52 = 5.5 = 25 h) 53 = 5.5.5 = 125
i) 54 = 5.5.5.5 = 625 j) 55 = 5.5.5.5.5= 3125
k) 32 = 9 l) 190 = 1
m) 191 = 19 n) 192 = 361
o) 01 = 0 p) 02 = 0.0 = 0
q) 03 = 0.0.0= 0 r) 04 = 0.0.0.0 = 0
s) 05 = 0.0.0.0.0 = 0 t) 1511 = 151
u) 17 = 1.1.1.1.1.1.1=1
BIBLIOGRAFIA:
http://matematica-na-veia.blogspot.pt
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Ângela (org). Por trás da porta, que a matemática acontece. Campinas:UNICAMP , 2001.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a série . Scipione, 1998.
BIGODE, Antonio José Lopes, 1955 – Matemática hoje é feita assim / Antonio José Lopes Bigode, - São Paulo:FTD, 2000. 5a série.
GIOVANNI, José Ruy; 1937 – A conquista da matemática – Nova / José Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. – São Paulo: FTD, 1998.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a a 8a série . Scipione, 1998.
Você conhece a Matemática?
Você conhece a Matemática?
De começo, temos que saber qual a diferença entre Pré-História e História.
A invenção da escrita marca o início da História.
Já na Pré-História, a arte rupestre, pedra,paus e ossos. Os dois registros mais antigos são dois ossos:
- Osso de Lebombo(13 mil anos)
- Osso de Ishango(8 mil anos)
Todos os artefatos foram encontrados na Africa.
É preciso saber História para?
Conhecer o passado, para compreender o presente e preparar o futuro.
Quando e Onde?
História da Escrita
Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação(pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam idéias, transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representação gráficas.
Criação da escrita e sua história
Foi somente na antiga Mesopotânia que a escrita foi elaborada e criada por volta de 4.000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usaram placas de Barro. Onde cunhavam esta escrita, muito do que sabemos hoje sobre este período da história devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
Antiga Mesopotânia: Atual Iraque.
Matemática na História
Mesopotânia - Suméria e Babilônia
Egipto
China
Índia
Característica da história nessas nações
- Todas desenvolve em volta de rios de água doce(Agricultura) que fixam as populações.
- Um Governo marcado com uma (forte crença religiosa) que contribuiu para o desenvolvimento da Matemática.
Exemplo: Construção de altares, canal de irrigação de templos.
_________________________________________________________________________________
Mesopotânia
Fonte Primaria
Placas de Argila
Sistema de Numeração
Sexagesimal(base 60) com 2 caracteres/ símbolos.
Coleções de placas matemáticas da babilônia
Plimpton 322
BM 85196
AO 8862
STR 362
VAT 7535
YBE 6504
_________________________________________________________________________________
Egipto
Fonte Primarias
Papiros - Rhind / Almes
Moscovo
Kahun
Um rolo de pele de animal
Sistema de Numeração
Adição
Algoritmo da Multiplicação
1 - Pegar o maior fator
2 - Duplicar esse valor
3 - Somar e verificar se chegou no resultado
8x9
1 9
2 18
4 36
\ 8 72
72
18x11

______________________________________________________
Achou Incrível?
Então, assista ao vídeo que está logo abaixo! onde conta todas as histórias e acontecimentos da Mesopotânia até os dias Atuais. E explana como era usada a matemática nesse período.
De começo, temos que saber qual a diferença entre Pré-História e História.
A invenção da escrita marca o início da História.
Já na Pré-História, a arte rupestre, pedra,paus e ossos. Os dois registros mais antigos são dois ossos:
- Osso de Lebombo(13 mil anos)
- Osso de Ishango(8 mil anos)
Todos os artefatos foram encontrados na Africa.
É preciso saber História para?
Conhecer o passado, para compreender o presente e preparar o futuro.
Quando e Onde?
História da Escrita
Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação(pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam idéias, transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representação gráficas.
Criação da escrita e sua história
Foi somente na antiga Mesopotânia que a escrita foi elaborada e criada por volta de 4.000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usaram placas de Barro. Onde cunhavam esta escrita, muito do que sabemos hoje sobre este período da história devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
Antiga Mesopotânia: Atual Iraque.
Matemática na História
Mesopotânia - Suméria e Babilônia
Egipto
China
Índia
Característica da história nessas nações
- Todas desenvolve em volta de rios de água doce(Agricultura) que fixam as populações.
- Um Governo marcado com uma (forte crença religiosa) que contribuiu para o desenvolvimento da Matemática.
Exemplo: Construção de altares, canal de irrigação de templos.
_________________________________________________________________________________
Mesopotânia
Fonte Primaria
Placas de Argila
Sistema de Numeração
Sexagesimal(base 60) com 2 caracteres/ símbolos.
Coleções de placas matemáticas da babilônia
Plimpton 322
BM 85196
AO 8862
STR 362
VAT 7535
YBE 6504
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Egipto
Fonte Primarias
Papiros - Rhind / Almes
Moscovo
Kahun
Um rolo de pele de animal
Sistema de Numeração
Adição
Algoritmo da Multiplicação
1 - Pegar o maior fator
2 - Duplicar esse valor
3 - Somar e verificar se chegou no resultado
8x9
1 9
2 18
4 36
\ 8 72
72
18x11
18x35

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Achou Incrível?
Então, assista ao vídeo que está logo abaixo! onde conta todas as histórias e acontecimentos da Mesopotânia até os dias Atuais. E explana como era usada a matemática nesse período.
Projeto Wg
No blog, as publicações a partir de hoje serão referente a conteúdos da Grade Curricular do Estado de São Paulo, onde irei tratar dos assuntos abortados em salas de aulas.
veja uma explicação melhor no vídeo abaixo.
Também poderá saber sobre a Grade Curricular Matemática SP (Clica Aqui), a partir da página 53.
Viagens em Portugal
Vídeo com algumas fotos das minhas viagens aqui em Portugal. Onde estou morando Atualmente.
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