Um Pouco sobre Geometria

Para começar falar sobre Geometria, temos que falar sobre  Euclides!

Então, Quem foi Euclides?

Euclides, foi o primeiro a ter a ideia de compilar tudo 
o que havia sido produzido sobre matemática, isso aconteceu 
há mais de dois mil atrás. Transformar os conhecimentos dos
 antigos babilônios e egípcios em axiomas, teoremas, postulados
 e demonstrações, tornando-os mais elaborados e compreensíveis 
a população da época; mas não sabia Euclides, que seu livro se
 tornaria tão famoso, pois para quem não sabe,o livro Os Elementos,




 é o segundo livro mais reproduzido no mundo, atrás apenas da Bíblia.
Mas, porque um livro produzido há tantos anos, seria útil atualmente se a tecnologia está tão avançada com inúmeras formas de se fazerem cálculos? Pois é, mas se não fosse nosso ilustre compilador , talvez toda a parafernália tecnológica que temos hoje não existiria.
O que contém neste livro então?  Geometria!
Ah, a queridinha de todos nós, sim TODOS nós, porque  amando ou detestando a matemática, a geometria está presente em cada canto de nossas vidas, e a história dessa parceira é de longa data.

 




A noção de espaço que temos hoje, veio dos egípcios e babilônicos, que para medir um determinado 'terreno' faziam uso de uma corda e um pedaço de pau ou osso.
 Falando nisso, há um osso muito famoso datado de 8 mil anos atrás,                que era usado para registro numérico, o osso de Ishango; naquela época, ainda não se faziam cálculos aritméticos, tais como: soma, subtração..., pois eram muito abstratos, não havia como mostrar na prática com certeza de que 2 + 2 eram realmente 4! Então eram usados ossos, em que se faziam riscos, que simbolizavam a quantidade a que se referiam, como os registros do osso de Ishango mostra.
Com o passar dos anos os egípcios deixaram  de ser nômades  ( pessoas que não tem moradia fixa) e passaram a ser sedentários ( formam comunidades, as pessoas se estabelecem em determinado lugar), mas próximos dos rios, como por exemplo, o Nilo.  Eles passaram a desenvolver a agricultura e os sistemas de irrigação e com isso
 desenvolveram também a matemática, que se tornou um pouco mais complexa, nota-se pelo grau de complexidade de suas construções: as pirâmides! Construções que permanecem até os dias de hoje e que impressionam por sua grandiosidade, visto a época e os materiais disponíveis .
A contribuição matemática dos egípcios e babilônicos foi muito pequena, comparada com a grega, a qual uniu os conhecimentos anteriores ao deles, e então começamos a alicerçar nossa Matemática.


           Tales de Mileto, que desenvolveu as propriedades de triângulos semelhantes, que mediu a 
distância de um navio no mar  e que deu grande contribuição aos seus sucessores, Pitágoras,  e seu famoso teorema de que a soma dos quadrados dos catetos de uma triângulo retângulo era igual ao quadrado da hipotenusa, o qual é muito importante e muito utilizado ainda hoje! Euclides, o estimado compilador de tudo isso! Descartes,  formulou a lei de refração da luz na forma como conhecemos hoje; também explicou completamente a física do arco-íris e foi o primeiro a cumprir tais feitos.E ainda diz: “Minha física toda nada mais é do que geometria”. Gauss, a mente que revolucionou a física e a matemática, "criando" novos espaços, os quais fez com que as pessoas indagassem qual seria a realidade por elas vivida, a de Euclides ou a de Gauss; inicia-se então a geometria não euclidiana, e com ela uma nova e longa história que deixamos para outro dia...


Colaboração por Silva, Geisa


Bibliografia

-Livro: A Janela de Euclides – a história da geometria, das linhas paralelas ao hipeespaço, Autor: Leonard Mlodinow 

Potenciação

Potência 


                  “... A utilização da palavra ‘potência’, no contexto da matemática, é atribuída a Hipócrates de Quio (470 a.C.), autor que escreveu o primeiro livro de geometria elementar do qual, provavelmente, os Elementos de Euclides recolheram uma importante inspiração. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra dynamis, que significa precisamente potência. Existem motivos para se crer que a generalização do uso da palavra potência resulte do fato dos Pitagóricos terem enunciado o resultado da proposição I.47 dos Elementos de Euclides sob a forma: “a potência total dos lados de um triângulo retângulo é a mesma que a da hipotenusa”.
Portanto, o significado original de “potência” era potência de expoente dois.


 “...Uma das primeiras referências à operação de potenciação encontra-se num papiro egípcio que remonta ao final do Império Médio (cerca de 2100 a 1580 a.C.). Ao ser ali apresentado o cálculo do volume de uma pirâmide quadrangular, é usado um par de pernas como símbolo para o quadrado de um número (Ball, 1960). A noção de potência era, também, conhecida dos babilônios. Recordando o seu sistema de numeração sexagesimal, observe-se o conteúdo de uma antiga tabuinha babilônica de argila conhecida como a tabuinha de Larsa e a respectiva tradução (Fauvel, 1987, p. 22):


tabuinha babilônica de argila conhecida como a tabuinha de Larsa



AS OPERAÇÕES BÁSICAS.

Sabemos que as operações básicas da aritmética são: adição, subtração, divisão e multiplicação. Através do processo de multiplicação podemos encontrar outras operações: Uma delas é a potenciação. Potenciação é sinônimo de multiplicação repetida. Preste atenção nos exemplos abaixo:




 tabela com números 
multiplicando e potências básicas

Consideremos os seguintes exemplos com produtos de fatores iguais:

Termos da potenciação:
Base=3
Expoente = 5
Potência = 243 [Resultado da operação


Exemplos:


1º exemplo: 
Termos da potenciação:
Base=2
Expoente = 4
Potência = 16 [Resultado da operação]
Lê-se: Dois elevado à quarta potência.

2º exemplo: 
5= 5.5.5= 125 (3 fatores iguais)
Termos da potenciação:
Base=5
Expoente = 3
Potência = 125 [Resultado da operação]
Lê-se: Cinco elevado à terceira potência.

3º exemplo: 
35 = 3.3.3.3.3 (5 fatores iguais)
Este produto de 5 fatores iguais ao número 3 pode ser expresso da seguinte forma 35, onde 3 é chamado de base e indica o fator que está sendo repetido, e 5 é chamado de expoente e indica a quantidade desses fatores, e lido da seguinte maneira:

3 elevado à 5a potência, ou a 5potência de 3. Então: 3.3.3.3.3=35



EXPLICANDO ALGUMAS PROPRIEDADES.

A potenciação além de economizar nosso trabalho para calcular grandes números, também economiza na escrita.

Vamos ver os seguintes exemplos para entender melhor:
1º ) Produto de potências de mesma base.
Note que é necessário escrever muitas vezes o número 1 para determinar a potência de 115 .


Esta foi fácil, pois sabemos das definições que 1n=1

(3.3.3).(3.3).(3.3)=33. 32. 32 =33+2+2=37=2187
(3.3.3)=33
(3.3)= 32
(3.3)= 32
Note que 37= (3.3.3.3.3.3.3) =2187
Três elevado à sétima potência.
Para escrever o produto de potências de mesma base, mantemos a base e somamos os expoentes

2º ) Potência de potência.
(22)3 = 2. 2. 2= 22+2+2= 2= 64
(22)4 = 2. 2. 2. 2= 22+2+2+2= 2= 256

Para escrever a potência elevada a outro expoente, mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes.
3º ) Quociente de potências de mesma base.

         Sem utilizar dessa propriedade, o cálculo do quociente com potência 128 ÷ 126 ficaria da seguinte forma:

128 
÷126 = 429981696 : 2985984 = 144

Utilizando a propriedade do quociente de mesma base, a resolução ficaria mais simplificada. Veja como nessa divisão as bases são iguais, basta repetir a base e diminuir os expoentes. 
128 
÷ 126 = 128 – 6 = 122 = 144

(-5)6 
÷ (-5)2 = (-5)6 – 2 = (-5)4 = 625 

Para escrever o quociente de potências de mesma base, mantemos a base e subtraímos os expoentes.

Observação: Quociente significa o resultado de uma divisão

EXEMPLOS PRÁTICOS:

a)             3= 1                             b)             5= 1

c)             2= 1                              d)            56= 1

e)            5= 5                                f)             3= 3

g)            5= 5.5 = 25                  h)            5= 5.5.5 = 125

i)             5= 5.5.5.5 = 625           j)             5= 5.5.5.5.5= 3125

k)            3= 9                               l)             19= 1

m)          19= 19                          n)           19= 361

o)           01 = 0                              p)           0= 0.0 = 0

         q)           0= 0.0.0= 0                   r)            0= 0.0.0.0 = 0

         s)           
0= 0.0.0.0.0 = 0            t)            151= 151

         u)           
1= 1.1.1.1.1.1.1=1





BIBLIOGRAFIA:
http://matematica-na-veia.blogspot.pt
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Ângela (org). Por trás da porta, que a matemática acontece. Campinas:UNICAMP , 2001.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a 8 série . Scipione, 1998.
BIGODE, Antonio José Lopes, 1955 – Matemática hoje é feita assim / Antonio José Lopes Bigode, - São Paulo:FTD, 2000. 5série.
GIOVANNI, José Ruy; 1937 – A conquista da matemática – Nova / José Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. – São Paulo: FTD, 1998.
IMENES, Luiz. ; LELLIS, Marcelo. Matemática. 5a 8 série . Scipione, 1998.

Você conhece a Matemática?

Você conhece a Matemática?

De começo, temos que saber qual a diferença entre Pré-História e História.
             A invenção da escrita marca o início da História.
            Já na Pré-História, a arte rupestre, pedra,paus e ossos. Os dois registros mais antigos são dois ossos:

  - Osso de Lebombo(13 mil anos)
  - Osso de Ishango(8 mil anos)

        Todos os artefatos foram encontrados na Africa.

É preciso saber História para?
       Conhecer o passado, para compreender o presente e preparar o futuro.


Quando e Onde?
        História da Escrita

Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação(pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam idéias, transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representação gráficas.

               Criação da escrita e sua história

 Foi somente na antiga Mesopotânia que a escrita foi elaborada e criada por volta de 4.000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usaram placas de Barro. Onde cunhavam esta escrita, muito do que sabemos hoje sobre este período da história devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Antiga Mesopotânia: Atual Iraque.

Matemática na História

 Mesopotânia - Suméria e Babilônia
 Egipto
 China
 Índia

Característica da história nessas nações
 
  - Todas desenvolve em volta de rios de água doce(Agricultura) que fixam as populações.
  - Um Governo marcado com uma (forte crença religiosa) que  contribuiu  para o desenvolvimento da Matemática.
Exemplo: Construção de altares, canal de irrigação de templos.


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Mesopotânia

Fonte Primaria
       Placas de Argila

Sistema de Numeração 
      Sexagesimal(base 60) com 2 caracteres/ símbolos.


Coleções de placas matemáticas da babilônia
              
         Plimpton 322     
                BM 85196
                      AO   8862
                      STR    362
                      VAT 7535
                      YBE 6504
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Egipto

Fonte Primarias
     Papiros - Rhind / Almes
                       Moscovo
                       Kahun
        Um rolo de pele de animal
       
Sistema de Numeração 


 Adição



Algoritmo da Multiplicação 

1 - Pegar o maior fator 
2 -  Duplicar esse valor 
3 -  Somar e verificar se chegou no resultado

8x9                               

     1    9
     2    18
     4    36
   \ 8    72
           72

                                                               
 18x11




18x35









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Achou Incrível?
   Então, assista ao vídeo que está logo abaixo! onde conta todas as histórias e acontecimentos da Mesopotânia até os dias Atuais. E explana como era usada a matemática nesse período.








Projeto Wg

No blog, as publicações a partir de hoje serão referente a conteúdos da  Grade Curricular do Estado de São Paulo, onde irei tratar dos assuntos  abortados em salas de aulas. 

veja uma explicação melhor no vídeo abaixo.




Também poderá saber sobre a Grade Curricular Matemática SP (Clica Aqui), a partir da página 53.

Viagens pela Europa

Vídeos com algumas fotos das minhas primeiras viagens pela Europa.









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Viagens em Portugal

Vídeo com algumas fotos das minhas viagens aqui em Portugal. Onde estou morando Atualmente.