Você sabe o que é Aritmética?

aritmética 

Photograph
Aprender aritmética é o primeiro passo importante para dominar a matemática.
David Gould—The Image Bank/Getty Images


A aritmética é o ramo mais elementar da matemática. É a parte da matemática que lida com cálculos como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Todos os outros ramos da matemática utilizam os princípios e as regras da aritmética. As pessoas usam a aritmética todos os dias. Ela é empregada para comprar algo em uma loja, medir distâncias ou simplesmente contar até 10. O termo “aritmética” vem da palavra grega arithmos, que significa “número”.
Os historiadores acreditam que as pessoas começaram a contar objetos há 10 mil anos. Depois de aprender a contar, os povos antigos tiveram que inventar a adição. A adição, que hoje parece simples, na verdade é uma ideia complexa. Deve ter demorado séculos ou até mais para ser entendida. A subtração deve ter aparecido em seguida, seguida pela multiplicação e pela divisão.
Por volta do século VIII, o povo da Índia antiga desenvolveu um sistema simples de somar números. Os árabes aprenderam a utilizar esse prático sistema indiano. Depois de algumas mudanças, os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, embora inventados na Índia, foram divulgados na Europa pelos árabes (chamando-se por isso algarismos arábicos) e se tornaram padrão. Hoje, invenções como máquinas de somar, calculadoras e computadores fazem cálculos aritméticos muito rapidamente. Mesmo assim, a aprendizagem da aritmética é essencial para entender a matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário